terça-feira, 27 de abril de 2010

Organização é fundamental para quem concilia estudo e trabalho

As pessoas que estudam e trabalham precisam acordar de madrugada, trabalhar, e mal têm tempo para almoçar e para jantar

Estudar exige esforço, principalmente se a pessoa tem que conciliar a dedicação com os livros e o trabalho. Tem gente que fala que as 24 horas do dia não são suficientes para tudo. São aqueles que possuem dois empregos, acordam de madrugada, trabalham e mal têm tempo para almoçar e para jantar.

Essas pessoas têm hora certa para acordar, para escovar os dentes, para tomar café da manhã. Depois disso, Diego de Castro vai para um cômodo destinado só para os estudos. Lá, o estudante de administração de empresas fica, pelo menos, duas horas. No fim de uma semana, terá acumulado 10 horas de estudo individual.

Mas quantidade não é tudo para ele: a estratégia é ir para a sala de aula já tendo estudado o que será abordado pelo professor. “Antes de ter a aula eu pego a matéria, estudo em casa, e posso acompanhar com o professor durante a aula e tirar minhas dúvidas”, disse.

Diego diz que ainda reserva parte das horas do dia para o lazer e a atividade física. A dificuldade é maior para os estudantes que precisam trabalhar para pagar os cursos em faculdades noturnas. A rotina deles tem que ser muito bem organizada para que sobre algum tempo para os estudos.

Depois de uma jornada de oito horas de trabalho, Augusto da Rocha vai ao curso de administração de empresas. Ele diz que não é nada fácil acompanhar o ritmo das aulas. “Muitas vezes a gente abdica dos finais de semana e de feriados. Deixa de viajar para rever algumas matérias”, contou.

O professor especialista em gerenciamento de tempo Dante Freitas elaborou uma espécie de mapa de horários para orientar os alunos que estudam e trabalham. Ele mostra que, geralmente, das 24 horas do dia, 14 são usadas para dormir, fazer as refeições e se deslocar de um local ao outro. Com essa rotina, quem trabalha oito horas, fica com apenas duas horas por dia para dividir entre os estudos e uma atividade física.

“Na verdade, a pessoa que trabalha vai ter que fazer um sacrifício à parte. Dormir um pouco menos, trabalhar a questão da refeição. É uma rotina de sacrifícios”, falou.

O professor deu outras dicas importantes. Quem tem um dia corrido, pega ônibus, percorre longas distâncias, estuda e trabalha precisa da ajuda do relógio para se organizar, porque ele pode ser um grande aliado. Ele recomenda que o estudante faça o cálculo das suas atividades diárias e veja quanto tempo, exatamente, você tem disponível para dedicar aos estudos.

Depois de realizar isso, escolha as prioridades, dando maior atenção aos conteúdos que você tem maior dificuldade. Faça um quadro com os horários, com o tempo que você pretende dedicar a cada conteúdo e tente seguir o planejamento. Para ter sucesso nos estudos e maior qualidade de vida, a disciplina é fundamental.

Veja Também: Vídeo Organização é fundamental para quem concilia estudo e trabalho

Fonte: PE360Graus

Atenciosamente,
Equipe Gestora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será enviada a Direção da Escola Luiz Delgado. Em breve entraremos em contato.