quarta-feira, 16 de junho de 2010

Secretaria libera estudantes durante os jogos da seleção brasileira

A Secretaria de Educação do Estado, baseada no modelo de gestão democrática implantado na rede estadual de ensino, autoriza as escolas a liberar os estudantes dos turnos que coincidem com os jogos da seleção brasileira de futebol. O edital que estabelece as regras para reposição dessas aulas foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (11). O documento propõe que o calendário seja discutido e elaborado entre comunidade escolar, gestão e professores, respeitando a autonomia de cada instituição que poderá decidir de que forma serão feitas as reposições.

‘É importante ressaltar que todas as unidades escolares deverão cumprir, rigorosamente, os 200 dias letivos ou 800 horas aula como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação’, afirma Margareth Zaponi, secretária executiva de Gestão da Rede Escolar. A seleção brasileira estréia na terça-feira (15), às 15h30, contra a Coréia do Norte. Portanto, os estudantes do turno da tarde poderão ser liberados pela escola. Ainda na primeira fase da copa, o Brasil entra em campo nos dias 20 e 25 de junho, no domingo e no feriado de São João, respectivamente.

O professor de português Sérgio Claudino da escola Conselheiro Samuel Mac Dowell, em Camaragibe, resolveu trabalhar o conteúdo da copa com os seus alunos do 7º ano com uma atividade diferente. Os estudantes assistirão aos jogos do Brasil no auditório da escola e preencherão uma súmula: um documento oficial que o árbitro preenche ao final de cada jogo. “A súmula é um gênero textual que ajuda o aluno a colocar em prática suas habilidades descritivas e narrativas. O principal objetivo da atividade é a produção de textos de autoria própria, a partir de assuntos que fazem parte do dia-a-dia deles”, contou o professor.

Já na escola Carlos Alberto Gonçalves de Almeida, localizada no Prado, os alunos serão liberados das aulas nos horários dos jogos, mas as atividades pedagógicas relacionadas à Copa do Mundo já estão sendo feitas há dois meses. Na Rádio da escola, que funciona diariamente, e no Jornal “O Barulho” os alunos estão produzindo entrevistas com profissionais de educação física falando sobre as novas regras do futebol e flashes na rádio falando do calendário da Copa e sobre a história dos países.

Na escola estadual Maciel Pinheiro, na Torre, uma gincana vai unir as festividades do São João à da Copa do Mundo de Futebol. Com o tema “Forró na Copa” os alunos são estimulados a fazer pesquisas sobre os grandes compositores nordestinos como Petrúcio Amorim, Genival Lacerda e Luiz Gonzaga. Na prática, cada turma vai pesquisar a história de um país participante e de um artista nordestino.

Os resultados serão mostrados no dia 18, com uma programação que se estende durante todo o dia. “Com essas atividades queremos que os alunos resgatem a cultura pernambucana e aprendam mais sobre a história dos países. Além do aprendizado, os alunos ficam mais animados em ir à escola”, contou a gestora da escola Maria Lúcia de Souza.

Fonte: Site da Sec. de Educação do Estado de Pernambuco

Veja a portaria no post anterior.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será enviada a Direção da Escola Luiz Delgado. Em breve entraremos em contato.