quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estado abre 3 mil novas vagas em Educação Profissional

A Secretaria de Educação (SE) abre seleção para 3.094 vagas em 26 cursos técnicos ofertados nas 13 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), em dois Centros Tecnológicos de Educação Profissional (CTP) e na Escola de Referência Cícero Dias. As inscrições começam na terça-feira (13) e seguem até o dia 30, exclusivamente, pelo site da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), no www.fadurpe.com.br, instituição contratada pela SE para coordenar todo o processo seletivo. Somando essas novas oportunidades, Pernambuco encerra 2010 com 13 mil jovens pernambucanos beneficiados com um curso técnico.

O edital com detalhes sobre as provas, os prazos e conteúdo das provas foi publicado no Diário Oficial da terça-feira (13). Do total de vagas, 80% são destinadas, exclusivamente, a alunos oriundos de Escolas Públicas e 20% a estudantes provenientes da rede privada. Para se inscrever o candidato deverá preencher o formulário eletrônico no qual deve informar o CPF, RG, endereço completo e e-mail para contato. O valor da inscrição foi fixado em R$ 15,00 para todos os cursos. A taxa deverá ser paga em casas lotéricas ou nas agências bancárias, por meio de boleto que deve ser impresso após conclusão da inscrição.

‘Asseguramos a isenção da taxa para as pessoas inscritas no cadastro único para Programas Sociais – CADúnico, ou seja, aqueles que possuam renda familiar per capta mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários não vão pagar pela inscrição’, explica o secretário de Educação, Nilton Mota. Para os que não dispõem de acesso à internet, a Secretaria de Educação vai disponibilizar um local de apoio nas Escolas Técnicas e Centros Tecnológicos, durante o período de inscrição no horário entre 08h e 20h, com pausa para o almoço, exceto sábado, domingo e feriado’, acrescenta o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra.

O pedido de isenção juntamente com a entrega da documentação comprobatória especificada na Lei nº 14.016 de 23 de março de 2010, deverá ser efetuada na Fundação Apolônio Salles, localizada na rua Monsenhor Silva, 45, no bairro da Madalena, também no prazo especificado para a inscrição. Só será aceito um único cadastro. A seleção é válida para o segundo semestre letivo com início das aulas marcado para 30/08. Até lá, os candidatos devem ficar atentos aos demais prazos: confirmação do cadastro (01 a 03/08), emissão dos cartões de inscrição (04 a 10/08) e realização da prova no dia 15/08.

São 2.785 vagas disponíveis nas 13 ETEs na modalidade subseqüente, que prevê aulas no turno da noite para pessoas que já concluíram o ensino médio. Os cursos técnicos nas ETEs são: comércio, rede de computadores, hospedagem, logística, enfermagem, informática, vestuário, administração, jogos digitais, segurança no trabalho, meio ambiente, agropecuária, comunicação visual, design de interiores, edificações, manutenção e suporte em informática, mecatrônica, química, mecânica, análise clínicas, saúde bucal, prótese dentária, tradutor e interpretação de libras e agronegócio.

Nos dois CTPs são 284 vagas para gestão de lavanderia industrial, beneficiamento têxtil, comércio, agroindústria e informática. Os cursos são oferecidos no modelo subseqüente e também concomitante ao Ensino Médio. Para concorrer, o candidato deverá ter concluído ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino médio. Na Escola de Referência em Ensino Médio Cícero Dias são 45 vagas para Jogos Digitais. O curso também é oferecido a noite no modelo subseqüente.

Fonte: Site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Atenciosamente,
Equipe Gestora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será enviada a Direção da Escola Luiz Delgado. Em breve entraremos em contato.