TEMÁTICA:“ESCOLA LUIZ DELGADO NA COPA DO MUNDO DA ÁFRICA - 2010”
PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIA EULÁLIA.
PÚBLICO-ALVO
8ª Séries do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio.
DURAÇÃO
02 (dois) meses – Maio e Junho/2010.
APRESENTAÇÃO
Projeto que pretende trabalhar o Tema Transversal “Pluralidade Cultural” permitindo aos alunos desta U.E., a descoberta e o conhecimento de diferentes Culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre eles próprios e Professores.
JUSTIFICATIVA
Utilizar desse Acontecimento Mundial, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o País onde será a Sede da Copa 2010; trabalhando o Tema Transversal “Pluralidade Cultural, além dos Temas Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo, Turismo, Religião, Etnia, Política, Economia, dentre outros.
OBJETIVO GERAL
Motivar e desenvolver conhecimentos através da Interdisciplinaridade com a ajuda do Futebol, que assumiu papel importante na vida dos Brasileiros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
o Conhecer várias Etnias e culturas valorizando-as e respeitando-as.
o Rejeitar a Discriminação fundamentada em diferentes Raças, Religiões, Classes Sociais, Nacionalidades e Sexos.
METODOLOGIA
Atividades a serem desenvolvidas por Disciplina:
Biologia / Química / Educação Física
-Efeito sobre o Doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em Academias;
-Estudos dos funcionamentos do Corpo dos Atletas durante o jogo (O que é Adrenalina? Quando liberada, quais os Efeitos?, Quais Nutrientes para um bom preparo Físico?);
-A Saúde, a Alimentação, Prática de Esportes, Condicionamento Físico, Saúde Mental, o Repouso, o Fumo e o Álcool são incompatível com a Prática do Esporte.
Inglês
-Análise das Expressões e Gritos de Guerras usadas por Torcedores das diferentes Seleções;
-Busca em Jornais e Sites Estrangeiros de Notícias que falem sobre o desempenho do Brasil na maior torcida de Futebol do Planeta;
-Pesquisar sobre a origem do Futebol na Inglaterra, pátria mãe da Língua Inglesa;
-Criação de um site bilíngüe falando do Futebol Brasileiro.
Português
-Na letra do Hino Nacional enfatizar as palavras que as pessoas mais erram;
-Organização de lista de nomes comuns no Futebol, nomes próprios, dentre outros;
-Comparação da Língua usada pelos locutores de rádio e televisão para descrever os Jogos.
História
-História das Copas;
-Curiosidades sobre a vida das pessoas de onde ocorrerá a Copa Mundial (Usos e Costumes);
-Retrospectivas das Copas.
Geografia
-Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do País sede da Copa do Mundo, África do Sul e posteriormente comparar com os indicadores brasileiros;
-Confecção de um mapa com todos os Países participantes da copa com destaque para os Fusos Horários de cada um;
-Localizar no mapa o País sede onde acontecerá a Copa Mundial;
-Aproveitar a ocasião para explicar o dinamismo do Sistema Capitalista (quantidade de marcas dos patrocínios estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores).
Matemática
-Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
-Identificação de formas geométrica do campo;
-Confecção de uma tabela de pontos ganhos e saldos de gols;
-Análise das tabelas da Copa do Mundo para solucionar problemas de estatísticas;
-Criar problemas (Quantas vezes o Brasil foi Campeão?, O que significa Penta, tetra, Bi?, Significado do tema Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi Final e Final?, Quantidade de jogadores no campo de futebol, os reservas da seleção qual a função de cada um?, dentre outros);
-Agenda da Copa e o Comércio que envolve a Copa (Quantidade das bandeirinhas...).
ETAPAS
1 – Dividir a turma em grupos.
2 – Organizar as Equipes, dividindo o que cada Grupo irá pesquisar.
3 – Marcar a data de Apresentação dos Trabalhos ao Professor responsável pela Turma.
CULMINÂNCIA
A Culminância será realizada no Dia 19/06/2010 - Sábado.
ENCERRANDO E AVALIANDO O PROJETO (APÓS A CULMINÂNCIA)
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROJETO?
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO?
Recife, 03 de Maio de 2010.
Atenciosamente,
Equipe Gestora
PÚBLICO-ALVO
8ª Séries do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio.
DURAÇÃO
02 (dois) meses – Maio e Junho/2010.
APRESENTAÇÃO
Projeto que pretende trabalhar o Tema Transversal “Pluralidade Cultural” permitindo aos alunos desta U.E., a descoberta e o conhecimento de diferentes Culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre eles próprios e Professores.
JUSTIFICATIVA
Utilizar desse Acontecimento Mundial, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o País onde será a Sede da Copa 2010; trabalhando o Tema Transversal “Pluralidade Cultural, além dos Temas Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo, Turismo, Religião, Etnia, Política, Economia, dentre outros.
OBJETIVO GERAL
Motivar e desenvolver conhecimentos através da Interdisciplinaridade com a ajuda do Futebol, que assumiu papel importante na vida dos Brasileiros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
o Conhecer várias Etnias e culturas valorizando-as e respeitando-as.
o Rejeitar a Discriminação fundamentada em diferentes Raças, Religiões, Classes Sociais, Nacionalidades e Sexos.
METODOLOGIA
Atividades a serem desenvolvidas por Disciplina:
Biologia / Química / Educação Física
-Efeito sobre o Doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em Academias;
-Estudos dos funcionamentos do Corpo dos Atletas durante o jogo (O que é Adrenalina? Quando liberada, quais os Efeitos?, Quais Nutrientes para um bom preparo Físico?);
-A Saúde, a Alimentação, Prática de Esportes, Condicionamento Físico, Saúde Mental, o Repouso, o Fumo e o Álcool são incompatível com a Prática do Esporte.
Inglês
-Análise das Expressões e Gritos de Guerras usadas por Torcedores das diferentes Seleções;
-Busca em Jornais e Sites Estrangeiros de Notícias que falem sobre o desempenho do Brasil na maior torcida de Futebol do Planeta;
-Pesquisar sobre a origem do Futebol na Inglaterra, pátria mãe da Língua Inglesa;
-Criação de um site bilíngüe falando do Futebol Brasileiro.
Português
-Na letra do Hino Nacional enfatizar as palavras que as pessoas mais erram;
-Organização de lista de nomes comuns no Futebol, nomes próprios, dentre outros;
-Comparação da Língua usada pelos locutores de rádio e televisão para descrever os Jogos.
História
-História das Copas;
-Curiosidades sobre a vida das pessoas de onde ocorrerá a Copa Mundial (Usos e Costumes);
-Retrospectivas das Copas.
Geografia
-Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do País sede da Copa do Mundo, África do Sul e posteriormente comparar com os indicadores brasileiros;
-Confecção de um mapa com todos os Países participantes da copa com destaque para os Fusos Horários de cada um;
-Localizar no mapa o País sede onde acontecerá a Copa Mundial;
-Aproveitar a ocasião para explicar o dinamismo do Sistema Capitalista (quantidade de marcas dos patrocínios estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores).
Matemática
-Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
-Identificação de formas geométrica do campo;
-Confecção de uma tabela de pontos ganhos e saldos de gols;
-Análise das tabelas da Copa do Mundo para solucionar problemas de estatísticas;
-Criar problemas (Quantas vezes o Brasil foi Campeão?, O que significa Penta, tetra, Bi?, Significado do tema Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi Final e Final?, Quantidade de jogadores no campo de futebol, os reservas da seleção qual a função de cada um?, dentre outros);
-Agenda da Copa e o Comércio que envolve a Copa (Quantidade das bandeirinhas...).
ETAPAS
1 – Dividir a turma em grupos.
2 – Organizar as Equipes, dividindo o que cada Grupo irá pesquisar.
3 – Marcar a data de Apresentação dos Trabalhos ao Professor responsável pela Turma.
CULMINÂNCIA
A Culminância será realizada no Dia 19/06/2010 - Sábado.
ENCERRANDO E AVALIANDO O PROJETO (APÓS A CULMINÂNCIA)
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROJETO?
COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO?
Recife, 03 de Maio de 2010.
Atenciosamente,
Equipe Gestora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem será enviada a Direção da Escola Luiz Delgado. Em breve entraremos em contato.