segunda-feira, 29 de março de 2010
Biblioteca Pública do Estado oferece serviço gratuito à rede sem fio
De acordo com a gestora da BPE, Lúcia Roberta Alcoforado, com esta ação a instituição espera atrair mais usuários, promovendo dessa forma a inclusão digital e o acesso a informação on-line gratuito. ‘Este serviço estará disponível, também, na área do mezanino’, enfatiza.
O usuário Flávio Mendes da Silva, diz que com o novo recurso sua vida ficou mais fácil. ‘Antes tinha que marcar hora na Praça da Informação. Às vezes não tinha vaga para o horário que eu estava disponível, então tinha que esperar até duas horas para usar o serviço da Praça. Agora tudo mudou. Posso trazer meu equipamento e realizar minhas pesquisas ’, esclareceu.
Fonte: Site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Atenciosamente,
Equipe Gestora
sexta-feira, 26 de março de 2010
Celebração da semana santa
O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.
A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38 - MT 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.
Quinta-feira Santa
Hoje celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:
Bênção dos Santos Óleos
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.
Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.
Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.
O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.
Sexta-feira Santa
Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.
Ofício das Trevas
Trata-se de um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais. O nome surgiu por causa da forma que se utilizava antigamente para celebrar o ritual. A igreja fica às escuras tendo somente um candelabro triangular, com velas acesas que se apagam aos poucos durante a cerimônia.
Sermão das Sete Palavras
Lembra as últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte. As sete palavras de Jesus são: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”, “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, “Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”, “Tenho Sede!”, “Eli, Eli, lema sabachtani? - Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”, “Tudo está consumado!”, “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”. Neste dia, não se celebra a Santa Missa.
Por volta das 15 horas celebra-se nas igrejas católicas a Solene Ação Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. À noite as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão do Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto.
Sábado Santo
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.
Vigília Pascal
Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “A mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.
Domingo de Páscoa
A palavra páscoa vem do hebreu Peseach e significa “passagem”. Era vivamente comemorada pelos judeus do antigo testamento.
A Páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo. Chegando às margens do Mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do faraó teriam de atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que ladeavam um corredor enxuto, por onde o povo passou. Jesus também festejava a Páscoa. Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos.
Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus. O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus na Sexta-Feira transforma-se em esperança e júbilo. É a partir deste momento que eles adquirem força para continuar anunciando a mensagem do Senhor. São celebradas missas festivas durante todo o domingo.
A data da Páscoa
A fixação das festas móveis decorre do cálculo que estabelece o Domingo da Páscoa de cada ano, assim: A Páscoa deve ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que segue o Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte (21 de março). Se esse dia ocorrer depois do dia 21 de abril, a Páscoa será celebrada no domingo anterior. Se, porém, a lua cheia acontecer no dia 21 de março, sendo domingo, será celebrada de 25 de abril. A Páscoa não acontecerá nem antes de 22 de março, nem depois de 25 de abril. Conhecendo-se a data da Páscoa, conheceremos a das outras festas móveis.
Cordeiro
O cordeiro que os israelitas sacrificavam no templo no primeiro dia da páscoa como memorial da libertação do Egito, na qual o sangue do cordeiro foi o sinal que livrou os seus primogênitos. Este cordeiro era degolado no templo.
Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Aquele cordeiro prefigurava a Cristo, ao qual Paulo chama “nossa páscoa” Cor 5, 7).
João Batista, quando está junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando, aponta-o em dois dias consecutivos dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jô 1, 29 e 36).Isaías o tinha visto também como cordeiro sacrificado por nossos pecados (Cf. Is 53, 7-12).
Também o Apocalipse apresenta Cristo como cordeiro sacrificado, agora vivo e glorioso no céu. (Cf. AP 5,6.12; 13, 8).
Ovo
O costume e tradição dos ovos estão associados com a Páscoa há séculos. Símbolo da fertilidade e nova vida. A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal. Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em nós.
Coelho
Por serem animais capazes de gerar grandes ninhadas e reproduzirem-se várias vezes ao ano, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos de Jesus, Filho de Deus.
Pão e vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.
Cruz
A cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo.
No Conselho de Nicea em 325 d.c., Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.
Círio Pascal
É uma grande vela que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Assim como o fogo destrói as trevas, a luz que é Jesus Cristo afugenta toda atreva do erro, da morte, do pecado. É o símbolo de Jesus ressuscitado, a luz dos Povos. Após a bênção do fogo acende-se, nele, o Círio. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois crava-se neste, cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus e as letras “alfa” e “Omega”, primeira e última letra do alfabeto grego, que significa o princípio e o fim de todas as coisas
Fonte: Blog do Site Canção Nova - Prof. Felipe Aquino
segunda-feira, 22 de março de 2010
22 de Março - Dia Mundial da Água
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.
- Declaração Universal dos Direitos da Água
- Água limpa: direito de todos
- A água e nosso futuro
- Dicas para usar, sem desperdiçar!
- Publicação Atlas do Saneamento
- Links interessantes
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/home.html
Atenciosamente,
Equipe Gestora.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Vigilância de Saúde presta informações sobre o vírus da gripe A
Além do cuidado com os bebedouros, é importante que os alunos lavem as mãos, não compartilhem alimentos, toalhas, canudos e outros objetos pessoais e não usem medicamentos sem orientação médica.
No Estado, algumas unidades estaduais já se previnem contra a doença realizando iniciativas pedagógicas com os estudantes. Um exemplo é a Escola Estadual Alice de Barros Correia de Araújo, em Camaragibe. A professora de química da unidade, Elizângela Sena, e os estudantes começaram a produzir álcool em gel e a ação, além de ajudar na prevenção da gripe, também contribui para aumentar o conhecimento dos alunos na disciplina.
Gripe A (H1N1) – É uma infecção viral do sistema respiratório de elevada transmissão. A doença tem início abrupto, com febre, em geral acima de 38º, tosse seca, dor de garanta, dor muscular e dor de cabeça, com evolução em poucos dias. Sua principal complicação são as pneumonias, responsáveis por grande número de internações no País.
Fonte: Site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal
Entre os tantos desafios já existentes na rotina escolar, está posto mais um. O bullying escolar - termo sem tradução exata para o português – tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas. "Ninguém sabe como agir", sentencia a promotora Soraya Escorel, que compõe a comissão organizadora do I Seminário Paraibano sobre Bullying Escolar, que reuniu educadores, profissionais da Justiça e representantes de governos nos dias 28 e 29 de março, em João Pessoa, na Paraíba. “As escolas geralmente se omitem. Os pais não sabem lidar corretamente. As vítimas e as testemunhas se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças individuais”, complementa.
A partir dos casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com Educação. Para Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Minas Gerais, a imprensa também ajudou a dar visibilidade à importância de se combater o bullying e, por consequência, a criminalidade. "Não se tratam aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada. Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime”, avalia o especialista no assunto. Ele concorda que o bullying estimula a delinquência e induz a outras formas de violência explícita.
Continue lendo...
2. Bullying vai muito além da brincadeira sem graça
3. Como identificar vítima e agressor
4. Como prevenir o problema na escola
5. Como a família pode ajudar
Outros Textos:
Atenciosamente,
Equipe Gestora
OTM´s - Orientações Teórico-Metodologicas
- Artes;
- Biologia;
- Espanhol;
- Ed. Física;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Língua Protuguesa - Ensino Fundamental;
- Língua Portuguesa - Ensino Médio
- Matemática;
- Química;
- Sociologia;
- Fisolofia.
OBS: É possível salvar os arquivos em seu computador, clicando em Download, na página que vai abrir ao clicar na disciplina desejada.
Atensiosamente,
Equipe Gestora
sexta-feira, 12 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
ATENÇÃO!!! NOVAS DATAS PARA REUNIÃO COM A COMISSÃO ELEITORAL DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL MANOEL LISBOA DE MOURA!!
- 22/03/2010 – TARDE - 14h20;
- 22/03/2010 – NOITE - 20h;
- 23/03/2010 – MANHÃ - 8h20;
LOCAL: CENTRAL DE TECNOLOGIA (CT).
Atenciosamente,
Equipe Gestora.
ATENÇÃO!!! NOVAS DATAS PARA REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DE TURMA
- 15/03/2010 – TARDE - 17h10;
- 15/03/2010 – NOITE - 18h40;
- 16/03/2010 – MANHÃ - 11h10;
LOCAL: CENTRAL DE TECNOLOGIA (CT).
Atenciosamente,
Equipe Gestora
segunda-feira, 8 de março de 2010
Dia Internacional da Mulher é comemorado de várias formas
Nesta segunda-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que este ano completa 100 anos. Para homenagear as mulheres, várias ações estão sendo realizadas pelos mais variados setores do comércio, organizações e restaurantes.
MOBILIZAÇÃO
Passeata - A organização sem fins lucrativos Coletivo Mulher realiza uma passeata nesta segunda-feira (8) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Elas usam a data para levantar a bandeira de prevenção contra a Aids. O tema é: “Mulher: a Aids não tem idade. Previna-se!”. A concentração é às 8h, no Fortim do Queijo, no Carmo, em Olinda.
Cidadania - Os Doutores do Riso visitam as mulheres internadas nos hospitais da Restauração, Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, a partir das 7h desta segunda-feira (8). Às 9h os voluntários ainda passam pela maternidade Barros Lima, onde falarão sobre a Lei Maria da Penha e a importância do Dia Internacional da Mulher.
Palestras - O hospital Esperança promove o evento “Saúde da mulher – conhecer para prevenir”. Ele é aberto ao público em geral, e será realizado ao longo desta segunda-feira (8), no auditório Inácio Cavalcante. Serão abordados temas como: prevenção do câncer ginecológico e cuidados com os rins, entre outros. Outras informações: 3302.2020.
Programação do “Saúde da Mulher – Conhecer para prevenir”:
10h às 11h – Eu cuido do meu rim, e você?
Com a Dra. Letícia Kosminsky, SOS Renal
14h às 15h30 – Prevenção de câncer ginecológico
Com o oncologista Heberton Medeiros, IOHN
15h40 às 16h40 – Benefícios das atividades físicas na saúde da mulher
Com a profissional de educação física Solange Porto e da cardiologista Teresa Lins, ambas da Academia R2
16h40 – Coffee break
SHOPPINGS
Boa Vista - O Shopping Boa Vista oferece diversas oficinas gratuitas voltadas para o público feminino. Aulas de maquiagem, higienização da pele, confecção de caixas decoradas, ovos de chocolate e biscuit são alguns exemplos do que será oferecido. O evento acontece nesta segunda-feira (8), a partir das 10h. Outras informações: 3423.5666. Tacaruna - O Shopping Tacaruna escolheu 12 personalidades femininas para serem homenageadas no Dia Internacional da Mulher. Está é a décima edição do prêmio, e a cerimônia acontece às 19h desta segunda-feira (8). Entre as premiadas está a jornalista Meiry Lanunce.
GASTRONOMIA
Vinho - A boutique de vinhos Club du Vin, e o Bistrot du Vin oferece vinhos em promoção para as mulheres, que podem ter descontos de 20% para pagamento à vista, ou 10% no cartão de crédito. Além disso, o chef Hugo Prouvot preparou um menu especial para toda a semana. De acordo com ele, são pratos com toques doces e acentuados, que evocam a feminilidade. Entres os pratos, está coração de filé ao suave agridoce de frutas vermelhas, por R$ 32.
Japonês - Já o restaurante de comida japonesa Zen dará a todas as mulheres que forem almoçar ou jantar um brinde especial: o Maneki Neko, conhecido como Gato da Sorte, ou do Dinheiro. O animal tem as duas patas levantadas na altura da orelha. Acredita-se que a pata esquerda atrai clientes, enquanto a direita atrai a riqueza.
Pizza bar - Para homenagear as mulheres pernambucanas, o pizza bar Cipó Nativo muda três pratos no menu da casa e os batiza com nome de três atrizes pernambucanas: Hermila Guedes, Lívia Falcão e Fabiana Karla. A primeira tem seu nome associado aos Pastéis de festa, enquanto a segunda é homenageada com crepe de charque e, a última, pela salada Coroa do Avião.
Fonte: PE360graus.com.br
Dia Internacional da Mulher
Nada melhor que um texto de Cora Coralina para homenagear as educadoras de Pernambuco. Aproveito a oportunidade para expressar meus sinceros votos de felicidades aquelas que sempre têm “um colo, um braço e uma palavra que nos conforta”.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!!!
Danilo Cabral
Secretário de Educação
Saber Viver
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar
Cora Coralina
Fonte: Site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
sexta-feira, 5 de março de 2010
8 de Março - Dia Internacional da Mulher
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – estes chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
- Feminismo no Brasil;
- A Mulher na Idade Média;
- Mulher Moderna;
- A Mulher e o Mercado de Trabalho;
- Dia Internacional da Mulher - Saúde da Mulher - conhecer para prevenir;
- HPV - Perguntas e respostas mais freqüentes;
Atenciosamente,
Equipe Gestora
terça-feira, 2 de março de 2010
REUNIÃO COM A COMISSÃO ELEITORAL DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL MANOEL LISBOA DE MOURA!!
- 15/03/2010 – TARDE - 17h10;
- 15/03/2010 – NOITE - 18h40;
- 16/03/2010 – MANHÃ - 11h10;
LOCAL: CENTRAL DE TECNOLOGIA (CT).
Atenciosamente,
Equipe Gestora.
REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DE TURMA
- 08/03/2010 – TARDE - 17h10;
- 08/03/2010 – NOITE - 18h40;
- 09/03/2010 – MANHÃ - 11h10;
Atenciosamente,
Equipe Gestora
Grêmio Estudantil
O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.
Objetivos
- Congregar e representar os estudantes da escola;
- Defender seus direitos e interesse;
- Cooperar para melhorar a escola e a qualidade do ensino;
- Incentivar e promover atividades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais;
- Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional.
Atividades
Dentre as muitas atividades que o grêmio pode realizar, destaca-se:
- Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc;
- Cursos de artesanato;
- Campeonatos esportivos nas diversas modalidades;
- Palestra sobre, violência, drogas, sexualidade e meio ambiente, etc;
- Campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes;
- Jornal da escola;
- Premiação dos alunos destaques nas diversas modalidades;
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/gremio/
Outros sites:
Cartilha Grêmio Estudantil - Governo do Estado de Minas Gerais;
Cartilha do Grêmio Estudantil na Rede Estadual de Ensino do Paraná;
Atenciosamente,
Equipe Gestora