segunda-feira, 31 de maio de 2010

CALENDÁRIO DE PROVAS DA II UNIDADE DIDÁTICA (1ª ETAPA)



OBS: Clique na imagem para visualizar em tamanho maior.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Manual Contra Pedofilia - Instituto WCF Brasil

Manual contra a pedofilia. Clique aqui para baixar.

Iniciativa,
ChildHood
Instituto WCF-Brasil

Atenciosamente,
Equipe Gestora

Vestibular da UFPE ficará mais difícil

Margarida Azevedo
Do Jornal do Commercio

Candidatos que farão vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no próximo ano terão mais trabalho para conquistar a vaga. O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão decidiu, esta semana, que questões discursivas serão incluídas nas provas das disciplinas específicas da segunda etapa do vestibular. Para este ano, estão mantidos apenas os dois quesitos discursivos de português. O conselho não definiu ainda o número dessas questões em 2011, mas prevê uma ou duas por matéria.

A pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral, acredita que a inclusão das discursivas no concurso do ano que vem tornará a seleção mais completa. “As discursivas vão além do conhecimento meramente memorizado. O estudante tem que articular ideias, avaliar, mostrar entendimento. É um quesito mais completo”, observa a pró-reitora acadêmica. “Preferimos adotar a novidade apenas em 2011 para não interferir na preparação de quem fará o vestibular este ano”, diz.

REDAÇÃO - No vestibular do final deste ano, a UFPE não decidiu ainda se a nota da redação será computada na média da primeira fase, já que a prova que valerá é a do Enem (ao contrário do ano passado), ou se os pontos migrarão para a segunda etapa.

Fonte: JC On Line

Atenciosamente,
Equipe Gestora

terça-feira, 25 de maio de 2010

Feliz Aniversário - Gestora - Flora


A Escola Luiz Delgado está em festa pelo aniversário de sua Gestora, Flora Maria da Fonseca.

Parabéns por esse dia. Felicidades!!!

Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE)

A Escola Luiz Delgado parabeniza toda Comunidade Escolar por ter atingido a meta de 100% pactuada entre a Gestão Escolar e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PROJETO CENTRAL DA II UNIDADE DIDÁTICA DO ANO LETIVO DE 2010

TEMÁTICA:“ESCOLA LUIZ DELGADO NA COPA DO MUNDO DA ÁFRICA - 2010”


PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIA EULÁLIA.

PÚBLICO-ALVO

8ª Séries do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio.

DURAÇÃO

02 (dois) meses – Maio e Junho/2010.

APRESENTAÇÃO

Projeto que pretende trabalhar o Tema Transversal “Pluralidade Cultural” permitindo aos alunos desta U.E., a descoberta e o conhecimento de diferentes Culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre eles próprios e Professores.

JUSTIFICATIVA

Utilizar desse Acontecimento Mundial, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o País onde será a Sede da Copa 2010; trabalhando o Tema Transversal “Pluralidade Cultural, além dos Temas Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo, Turismo, Religião, Etnia, Política, Economia, dentre outros.

OBJETIVO GERAL

Motivar e desenvolver conhecimentos através da Interdisciplinaridade com a ajuda do Futebol, que assumiu papel importante na vida dos Brasileiros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

o Conhecer várias Etnias e culturas valorizando-as e respeitando-as.
o Rejeitar a Discriminação fundamentada em diferentes Raças, Religiões, Classes Sociais, Nacionalidades e Sexos.

METODOLOGIA

Atividades a serem desenvolvidas por Disciplina:

Biologia / Química / Educação Física

-Efeito sobre o Doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em Academias;
-Estudos dos funcionamentos do Corpo dos Atletas durante o jogo (O que é Adrenalina? Quando liberada, quais os Efeitos?, Quais Nutrientes para um bom preparo Físico?);
-A Saúde, a Alimentação, Prática de Esportes, Condicionamento Físico, Saúde Mental, o Repouso, o Fumo e o Álcool são incompatível com a Prática do Esporte.

Inglês

-Análise das Expressões e Gritos de Guerras usadas por Torcedores das diferentes Seleções;
-Busca em Jornais e Sites Estrangeiros de Notícias que falem sobre o desempenho do Brasil na maior torcida de Futebol do Planeta;
-Pesquisar sobre a origem do Futebol na Inglaterra, pátria mãe da Língua Inglesa;
-Criação de um site bilíngüe falando do Futebol Brasileiro.

Português

-Na letra do Hino Nacional enfatizar as palavras que as pessoas mais erram;
-Organização de lista de nomes comuns no Futebol, nomes próprios, dentre outros;
-Comparação da Língua usada pelos locutores de rádio e televisão para descrever os Jogos.

História

-História das Copas;
-Curiosidades sobre a vida das pessoas de onde ocorrerá a Copa Mundial (Usos e Costumes);
-Retrospectivas das Copas.

Geografia

-Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do País sede da Copa do Mundo, África do Sul e posteriormente comparar com os indicadores brasileiros;
-Confecção de um mapa com todos os Países participantes da copa com destaque para os Fusos Horários de cada um;
-Localizar no mapa o País sede onde acontecerá a Copa Mundial;
-Aproveitar a ocasião para explicar o dinamismo do Sistema Capitalista (quantidade de marcas dos patrocínios estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores).

Matemática

-Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
-Identificação de formas geométrica do campo;
-Confecção de uma tabela de pontos ganhos e saldos de gols;
-Análise das tabelas da Copa do Mundo para solucionar problemas de estatísticas;
-Criar problemas (Quantas vezes o Brasil foi Campeão?, O que significa Penta, tetra, Bi?, Significado do tema Oitavas de Final, Quartas de Final, Semi Final e Final?, Quantidade de jogadores no campo de futebol, os reservas da seleção qual a função de cada um?, dentre outros);
-Agenda da Copa e o Comércio que envolve a Copa (Quantidade das bandeirinhas...).

ETAPAS

1 – Dividir a turma em grupos.
2 – Organizar as Equipes, dividindo o que cada Grupo irá pesquisar.
3 – Marcar a data de Apresentação dos Trabalhos ao Professor responsável pela Turma.

CULMINÂNCIA

A Culminância será realizada no Dia 19/06/2010 - Sábado.

ENCERRANDO E AVALIANDO O PROJETO (APÓS A CULMINÂNCIA)

COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROJETO?

COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO?


Recife, 03 de Maio de 2010.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Atualização OTM´s - Orientações Teórico-Metodologicas

Encontra-se disponível neste blog a OTM de Ed. Física.

OTM - Ed. Física.

Para visualizar outras OTM´s --> http://escolaluizdelgado.blogspot.com/2010/03/otm-orientacoes-teorico-metodologicas.html

Atenciosamente,
Equipe Gestora.

Abertas inscrições para o Prevupe

A Universidade de Pernambuco (UPE) dá início às inscrições para o Prevupe, cursinho pré-vestibular gratuito. A partir desta segunda-feira (10) até o dia 19, os interessados podem se inscrever pela internet ou nas unidades onde haverá aulas. Ao todo, são 4 mil vagas, distribuídas no Recife (2.100), Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina (600 em cada) e Salgueiro (100 vagas).

Podem participar estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou ex-alunos que concluíram esse nível na rede pública. Os candidatos farão uma seleção, marcada para o dia 30. O resultado com os nomes dos aprovados sairá até 9 de junho. As aulas do Prevupe começarão dia 12 de junho.

Na inscrição, é preciso pagar uma taxa de R$ 15. Se o cadastro for feito presencialmente, o estudante deverá comparecer, no Recife, na reitoria da UPE, em Santo Amaro (Avenida Agamenon Magalhães, s/n), das 9h às 12h e das 13h às 16h. Nos polos do interior, as inscrições acontecerão das 16h às 20h. É preciso apresentar carteira de identidade e CPF. Quem já concluiu o ensino médio deve mostrar a declaração ou cópia da ficha 19.

NOVIDADES - O conteúdo do pré-vestibular deste ano foi adequado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que três das quatro universidades públicas do Estado – UFPE, UFRPE e Univasf – utilizam a avaliação nacional nos seus vestibulares. Na UPE, apenas o conteúdo do exame é aproveitado no processo de seleção de novos alunos.

Os participantes também terão aulas de inglês ou espanhol, de acordo com a opção informada na matrícula. Também serão oferecidas aulas de interpretação de textos, um curso de redação oficial e aulas de matemática financeira e comercial.

As aulas acontecerão aos sábados e domingos, pela manhã e à tarde. No Recife, o pré-vestibular será realizado nas dependências de três colégios estaduais, todos na área central: Escola Aníbal Fernandes e Escola Rochael de Medeiros, ambas em Santo Amaro, e Escola Governador Barbosa Lima, no Derby. No interior, os vestibulandos terão aulas nas unidades da UPE.

No segundo semestre, está prevista a abertura de turmas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio que farão o vestibular seriado da universidade estadual.

Fonte: JC OnLine

Atenciosamente,
Equipe Gestora

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: Portal da Família.org

Atenciosamente,
Equipe Gestora